A Paz é fruto da Justiça
A CF 2009 nos confronta com uma verdade inconteste: a paz é fruto da justiça. Paremos para refletir.
Sem justiça não há paz e para haver justiça cada indivíduo tem que ter consolidados dentro de si, valores cristãos calcados no Evangelho que conduzirão suas ações.
Não há possibilidade de haver paz quando o comportamento do cristão não corresponde ao que ele prega, revelando que ele não tem dentro de si princípios como respeito e compaixão pelo próximo e uma visão igualitária de que aquilo que é bom e digno para si, é bom e digno para todos. Para nós não pode haver discurso de fachada.
A segurança pública que tanto desejamos como um dos caminhos para a paz não nos deve remeter ao papel do “Estado” e sim que tenhamos consciência de nossa inclusão no termo “Pública” e que somos agentes ativos dela. Só respeitando o direito do próximo e tendo como base o primeiro mandamento alcançaremos a tão sonhada justiça que nos conduzirá à paz.
Não é tarefa fácil, pois o bem pessoal tornou-se mais importante que o bem comum e o “outro” é muitas vezes uma ameaça à satisfação de nossos interesses individuais. No entanto, nós cristãos não estamos procurando facilidades. Vamos lutar no mais profundo de nosso ser e refletir sobre a melhor conduta individual e coletiva para alcançar a paz.
Por isso, a Campanha da Fraternidade é lançada na QUARESMA, por ser um tempo de reflexão que não podemos desperdiçar.
(Leny de Mello Gomes-Membro da Equipe da CF 2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário